Fetter reúne imprensa e presta contas da administração

O prefeito Adolfo Antonio Fetter concluiu ontem(20) mais uma etapa do período de transição entre o novo e o antigo governo. Na parte da manhã, na presença de jornalistas, diretores de órgãos de imprensa e vereadores, ele apresentou o “Relatório 2008 da Administração” e as “Prioridades dos primeiros 150 dias do novo governo”. Durante 80 minutos, o chefe do Executivo fez explanação sobre as atividades da gestão 2005-2008, cujo relatório contém 454 páginas e reúne informações detalhadas da administração. À tarde, das 16 às 18h, Fetter apresentou o material ao secretariado e discutiu tópicos tanto do relatório quanto das prioridades, com ênfase nas ações dos próximos meses. Durante o encontro da manhã, o prefeito destacou a importância dos relatórios, como instrumento de prestação de contas à comunidade, mas também como documento histórico e fonte fidedigna para se elaborar o planejamento do governo. Desde que assumiu o governo, em 2006, Fetter instruiu o secretariado no sentido de elaborar relatórios trimestrais e anuais, com o objetivo de fazer uma radiografia das ações e atividades de sua administração, prática que continuará nessa segunda gestão.
“Fazer esses relatórios demanda trabalho, sem dúvida, mas comprova que este é um governo transparente, sério e que trabalha com planejamento”, salientou.
O prefeito fez referência ao fato de que a iniciativa não é inédita, apesar de inovadora nos detalhes e nas informações, pois já em 1883 era feito relatório da administração da época. Para comprovar, ele apresentou exemplar de relatórios de 1883, da década de 20 e da década de 40, inclusive com o respectivo orçamento do Município.
“Isso, portanto, é uma prática antiga que, infelizmente, foi abandonado pelos governos das últimas décadas e retomada agora”, lembrou.
No Relatório de 2008, que contempla os quatro anos da última administração, constam dados e informações sobre toda e qualquer atividade da prefeitura. Segundo Fetter, se o cidadão quiser saber quanto foi gasto com educação, por exemplo, ou com transporte escolar, na saúde, em despesas com pessoal, esses dados estão compilados e à disposição no documento. Com relação às prioridades dos primeiros 150 dias do novo governo, Fetter discorreu sobre as 228 ações elencadas pelas secretarias e autarquias. Ele lembrou que a enxurrada do final de janeiro e as sucessivas chuvas de fevereiro e março causaram prejuízos e obrigaram a prefeitura a rever seu cronograma de trabalho, em função da necessidade de dedicar-se a ações emergenciais para amenizar as conseqüências das chuvas e os danos à infraestrutura urbana e rural.
“Em que pese a tragédia ambiental que se abateu sobre Pelotas, resultando em graves problemas e em prejuízos que chegam a R$ 90 milhões, não nos deixamos abater, redobramos esforços e trabalho e continuamos atuando firmemente para resolver as dificuldades deixadas pelas chuva e, ao mesmo tempo, buscando alternativas para resolver os problemas do cotidiano do Município”.

Nenhum comentário:
Postar um comentário